Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo!


A voz do seu Rádio!!!

São João da Barra, Rj, Brazil
Ouça a Rádio Grussaí Fm

Rádio Grussaí FM

As Mais Lidas da Semana

Pesquisar este blog

sábado, 19 de maio de 2012

Ronda a cavalo: Trabalho rústico tem o seu lugar no Complexo do Açu

Superporto do Açu é o maior empreendimento construído em São João da Barra. A obra é uma referência mundial em termos de tecnologia e infraestrutura. Mas toda essa imponência que segue diretrizes de qualidade e, principalmente, segurança, conta com o trabalho de pessoas bem simples que atuam de uma forma bem incomum.


Se avaliarmos a grandiosidade dos investimentos, é difícil acreditar que a segurança feita em algumas áreas que levam ao Porto, é feita por homens montados a cavalo. É isso mesmo, o trabalho é chamado de “ronda”.


A equipe de reportagem o conheceu alguns destes profissionais. Cerca de 70 homens, divididos em vários grupos, percorrem a cavalo áreas que ficam as margens da estrada. Uma área aproximadamente 12 km é fiscalizada. A ronda foi à alternativa encontrada pela empresa Braço Forte, que presta serviço de segurança para o Porto desde o inicio das obras. 


Segundo a secretaria Jane das Chagas, o trabalho dos homens com auxilio dos cavalos torna acesso mais fácil. “É uma área grande de difícil acesso, e a ronda com cavalo facilita o trabalho”, disse. 


Seu José Luiz trabalha na ronda desde o início dos trabalhos e diz que antes porto não existia perspectiva, mas agora isso mudou. ”Eu gosto do trabalho, tem carteira assinada, é perto de casa, e eu gosto de lidar com os animais”, falou.


O trabalho é puxado, são cerca de 10 horas por dia em cima do cavalo, mas segundo seu Manoel Francisco, morador do Açu, o serviço veio na hora certa. “Pra gente que não tem estudo, este serviço veio numa hora boa. A gente recebe direitinho, é muito bom a gente ter um emprego né”, afirmou.


Em muitas áreas o acesso de carros e até moto não é possível, é aí que entram os cavaleiros da ronda. De acordo com a empresa, cerca de 90 animais são utilizados para o trabalho. 


Os cavalos ficam em suas áreas específicas nas quais recebem todo um tratamento voltado para sua alimentação e saúde. 
Josy Alves

Um comentário:

  1. otima materia, amei! voce so errou numa coisa, Jane das Chagas é secretaria da BRACO FORTE, e nao diretora administrativa como publicado.

    ResponderExcluir